Etiquetas

Ferramentas

CC BY 2.0 by peteoshea

A construção da nau: Comunicar e cooperar

Quem quer construir um navio precisa conhecer muitas ferramentas e muitas técnicas. Saber para que servem os cabos e como amarrá-los, aprender a dar nós, descobrir como ler os mapas de navegação.

O Partido Pirata Português está a ser construído com ajuda de muitas pessoas, de muitas ferramentas e de muitos métodos. Uma das questões importantes nesta construção é consolidar a nossa forma de comunicar uns com os outros. Por isso, os(as) piratas utilizam diversificadas formas para se manterem em constante interação. Uns utilizam o Mumble, outros a lista de discussão. Há piratas que preferem o wiki enquanto outras gostam mais dos Piratepads. Há também aqueles(as) que preferem uma experiência mais avançada e utilizam diversas ferramentas em simultâneo. O importante é que toda a tripulação está em constante contacto e em constante cooperação.

Vamos apresentar as cinco ferramentas mais utilizadas pelos (as) piratas, divididas em três categorias:

  1. Tomada de decisões:

    O Mumble as listas de discussão são o equivalente digital de uma conferência telefônica e um quadro de avisos, e servem principalmente para a troca de pontos de vista. Muitas listas de discussão também estão disponíveis no nosso fórum.

  2. Elaboração de documentos:

    O wiki e o Piratenpad são softwares que permitem a edição de texto e a participação de muitas pessoas de modo simultâneo.

  3. Votação de propostas:

    O Liquid Feedback, um software baseado na ideia de democracia participativa, permite a votação através da Internet de modo seguro e validado e, por isso, é uma importante ferramenta para o Partido Pirata no âmbito da participação coletiva nas decisões partidárias.

Mais informações

Login

Assinaturas

No Data