Nos dias 14 e 15 de Abril, a Assembleia Geral do Partido Pirata Internacional (PPI GA) foi realizada em Praga. Representantes de 28 países decidiram sobre o futuro do PPI, a organização internacional dos Partidos Pirata.
Durante a conferência, os participantes redigiram e assinaram uma declaração sobre as próximas Eleições Europeias de 2014. Os Partidos Pirata vão participar nas eleições europeias, incluem um programa comum nos seus programas individuais e vão formar um partido político a nível da União Europeia. A partir de agora, a declaração foi assinada por Piratas de 19 Partidos Pirata diferentes (DE, CZ, IT, PL, LU, BE, LV, FR, EE, FI, RO, RS, UK, ES, SI, SK, SE, CAT, PT), incluindo a famosa pirata MEP Amelia Andersdotter da Suécia. [1] Os Partidos Pirata individualmente são convidados a ratificar a declaração nos meses seguintes.
Alguns delegados decidiram apoiar a iniciativa, iniciada pelo MP islandesa Birgitta Jónsdóttir, para endossar Bradley Manning, que está preso por libertar documentos para wikileaks que levaram à Primavera árabe, para o Prémio Nobel da Paz.
Além disso, os Partidos Pirata da Grécia e da Croácia foram recebidos como novos membros efectivos e os Partidos Pirata da Florida e da Baixa Saxónia como membros observadores da PPI. A assembleia também decidiu actualizar o status de membro do Partido Pirata da Catalunha de observador para a plena adesão.
Além de discussões sobre o futuro do movimento Pirata foi eleita uma nova “board” para PPI. Gregory Engels, eleito co-presidente, quer a iniciar reuniões regionais e um congresso internacional sobre patentes durante o próximo ano. «Tendo mais oportunidades para a interacção irá acelerar o crescimento do movimento dos partidos pirata em mais regiões como as Américas Latina e do Norte».
Lola Voronia, co-presidente do PPI, diz: «Nós também planejamos fazer a primeira Assembleia Geral do PPI online. Desta forma mais Piratas de todos os continentes podem participar na elaboração da futura cooperação internacional dos Partidos Piratas. »
A “board”, o executivo da PPI, foi recém-eleito. Os co-presidentes são Lola Voronina (Rússia, 28Y) e Gregory Engels (Alemanha, 35y). Também na “board” estão Travis McCrea (US, 22y), Ed Geraghty (UK, 24y), Jelena Jovanovic (Sérvia, 35y), Nuno Cardoso (Portugal, 38y) e Denis Simonet (Suíça, 27y).
Um dos destaques da conferência foram os discursos de:
Amelia Andersdotter (Partido Pirata da Suécia Membro do Parlamento Europeu)
Laurence Vandewalle (conselheiro político no Parlamento Europeu para o grupo Verdes / ALE)
Cory Doctorow (escritor, blogueiro, jornalista, co-editor do Boing Boing e bem conhecido lutador contra o monopólio anti-cópia) [2]
Fabio Reinhardt (membro do Partido Pirata de Berlim Parlamento) [3]
Rick Falkvinge (fundador do primeiro Partido Pirata na Suécia) [4]
[1] https://piratenpad.de/p/ppeuprogram
[2] http://www.youtube.com/watch?v=n-jbe4gBbLw&feature=plcp&context=C4ba80eeVDvjVQa1PpcFPBuf1pcegdS4JEjCZnR4TRkJNf0K9ADI0%3D
[3] http://www.youtube.com/watch?v=e4LoJa7cu-I&list=UURltydLLPItnRicHmYUCeSg&index=2&feature=plcp
[4] http://www.youtube.com/watch?v=e4LoJa7cu-I&list=UURltydLLPItnRicHmYUCeSg&index=2&feature=plcp
Comentários
Um comentário de Piratas de todo o mundo unidos em Praga
Pingback: Piratas de todo o mundo unidos em Praga | Hands on Tek