Update: Turismo de Portugal bloqueou Carbon Games

Não tendo tido resposta do SRIJ do Turismo de Portugal (TP) sobre o bloqueio do site da Carbon Games, telefonei no início do dia para o TP, explicando a situação, ao que me responderam que não davam a informação por telefone (porque é que uma entidade pública não pode dar esta informação por telefone?!), mas que responderiam ao email.

Por volta das 17h, recebi a indicação de uma pessoa de que o site da Carbon Games já estaria desbloqueado no MEO. Na vodafone, continuava (e continua) bloqueado.

Recebi, entretanto, a resposta do Turismo de Portugal que confirma que o site foi

“bloqueado por determinação do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos. Tratou-se, porém, de um lapso, que foi prontamente corrigido, assim que foi detetado. Neste momento, todos os prestadores intermediários de serviços em rede estão notificados para anularem o bloqueio do site e para o reporem de imediato em funcionamento.”

De referir, que tudo indica que o bloqueio se deu há meses, tendo sido detectado pela Revolução dos Bytes há dois dias e que prontamente denunciou o erro. Sendo que nem a própria Carbon Games sabia que o site tinha sido bloqueado.

Ao Turismo de Portugal, respondi colocando mais algumas questões, que deixo aqui também:

1. A que é que se deveu o lapso?

2. Porque é que a Carbon Games não foi notificada previamente ao bloqueio, como obriga o Decreto-Lei n.º 66/2015 de 29 de abril no seu Artigo 47.º (Poderes específicos de controlo, inspeção e regulação)?

3. Onde podem os cidadãos consultar a lista de sites bloqueados?

4. Como pode um dono de um site, que considere o bloqueio injustificado, apelar à reapreciação do mesmo?

Este episódio demonstra bem o perigo de deixarmos a decisão de bloquear sites nas mãos de entidades administrativas, em vez dessa decisão ser realizada por um tribunal. O site da Carbon Games terá estado bloqueado, impedindo o acesso a potenciais clientes e utilizadores, desde Novembro de 2015 e se não fosse o trabalho que a Revolução dos Bytes tem feito, ainda hoje estaria.

Continuarei a partilhar desenvolvimentos sobre esta matéria.

Fonte Original


Deixe um comentário

Hinweis: Durch Bereitstellung der Kommentierungsfunktion macht sich die Piratenpartei nicht die in den Kommentaren geschriebenen Meinungen zu eigen. Bei Fragen oder Beschwerden zu Kommentaren wenden Sie sich bitte über das Kontaktformular an das Webteam.

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind markiert *

six + 20 =

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Mais informações

Login

Assinaturas

No Data