Como funciona o BitTorrent.

No link abaixo podem ver uma animação ilustrando o protocolo BitTorrent, e que serve para perceber o P2P em geral. A animação começa com dois seeds, que têm o ficheiro completo, e dez peers, que querem o ficheiro e começam sem nada. Primeiro os seeds copiam fragmentos do ficheiro para alguns peers. Depois, quando os primeiros peers já têm um bloco completo começam a copiá-lo para outros até que toda a rede se enche de cópias de fragmentos a passar de um lado para outro.

Com as teclas S e P podem acrescentar seeds e peers, e com a tecla R retirar um participante ao acaso. Antes de passar ao link, gostava de salientar dois aspectos da partilha P2P. Um é a sua eficiência quando comparado ao sistema clássico de cliente e servidor, no qual um nó central envia cópias completas a cada um que as peça. Nesta animação pode-se ver a aceleração exponencial da cópia conforme mais peers obtêm blocos para partilhar. O outro é que não há um participante que envie aos outros o grosso das cópias. Os seeders têm um papel mais importante ao início, mas rapidamente o tráfego é dividido igualmente por todos os participantes. Estes aspectos são importantes para perceber a futilidade do combate ao P2P.

E agora, sem mais demoras: BitTorrent!

Nota: julgo que isto não dá com o Internet Explorer, pelo menos com as versões que não suportem a tag <canvas>.

Via TorrentFreak.

Fonte Original


Deixe um comentário

Hinweis: Durch Bereitstellung der Kommentierungsfunktion macht sich die Piratenpartei nicht die in den Kommentaren geschriebenen Meinungen zu eigen. Bei Fragen oder Beschwerden zu Kommentaren wenden Sie sich bitte über das Kontaktformular an das Webteam.

Deine E-Mail-Adresse wird nicht veröffentlicht. Erforderliche Felder sind markiert *

12 + 13 =

 

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Mais informações

Login

Assinaturas

No Data