
A 16-18 de Abril de 2010, 70 representantes dos Partidos Piratas de 22 países vão reunir-se em Bruxelas para formar a organização Pirate Parties International (PPI), preparar uma declaração de princípios comuns para os Partidos Piratas e eleger a primeira directoria oficial do PPI. No domingo, dia 18 às 14:00 (hora local) uma conferência de imprensa será realizada para informar o público sobre o resultado das discussões e dar ao conselho recém-eleito a oportunidade de apresentar a organização.
Os representantes, incluindo Rick Falkvinge, fundador do movimento pirata, terão a oportunidade de se reunir com os membros Piratas do Parlamento Europeu, Christian Engström e Amelia Andersdotter . “Esta conferência é uma grande oportunidade para fortalecer os vínculos entre os Partidos Piratas existentes e criar uma organização que ajuda a coordenar os esforços de cada Partido Pirata no mundo”, disse Christian Engstrom, eurodeputado Pirata Sueco desde 2009. “A cooperação internacional é uma necessidade, a fim de expandir as ideias dos piratas. Exemplos como o Anti-Counterfeiting Trade Agreement (ACTA) e o INDECT mostram que há a necessidade de uma organização guarda-chuva forte como o Pirate Parties Internacional que lute por uma reforma do direito autoral, contra a vigilância e a pela agenda Pirata em geral.”
A ideia por trás de uma organização para o movimento pirata nasceu em 2007, e foi fruída quando os representantes de cinco países nomearam a “Coreteam” com a missão de coordenar o movimento Pirata internacional e lançar as bases para a criação de um organismo oficial internacional. Desde 2009 o PPI tem ajudado na criação e gestão de vários novos Partidos Pirata actualmente activos em mais de 40 países de todo o mundo.
“Nesta conferência, em Bruxelas, o PPI terá a legitimidade democrática que merece. Os delegados vão lançar as bases para uma organização que representa cada Partido Pirata ao redor do globo. Este é um marco para o movimento pirata.” diz o Co-Presidente da Coreteam Jerry Weyer do Luxemburgo.
Na sexta-feira 16 de Abril a conferência terá início com uma visita ao Parlamento Europeu e o discurso de abertura por Christian Engstrom, seguido por uma apresentação pelo Dr. Jason Rutter sobre a publicação do Open
Source na academia. Durante o sábado 17 de Abril os delegados vão discutir e votar os estatutos e a declaração comum para todos os Partidos Pirata. A nova directoria do PPI será eleita no domingo, 18 de Abril e apresentará os resultados da conferência em conferência de imprensa. A conferência de imprensa terá lugar domingo, 18 de Abril, na Rue des Ailes 3,1030 Bruxelas, vai começar às 14:00 (hora local) e estará aberta a todos os jornalistas.
Para obter mais informações, contacte o Coreteam provisório via coreteam@pp-international.net ou visite http://www.pirate-streaming.net/ para a transmissão ao vivo da conferência.
Os delegados representantes do Partido Pirata Português, com assento reservado na conferência, viram-se impedidos de marcar a sua presença em Bruxelas devido ao cancelamento dos voos internacionais por causa da nuvem de cinza vulcânica que se abateu sobre a Europa. A sua participarão nos trabalhos da conferência está no entanto assegurada pela componente online da mesma que se já encontrava montada para outros Partidos que não se podiam deslocar a Bruxelas.



